Câmara de Porto União tem Sessão Ordinária

Exposição de Taxidermia está aberta para visitação no Sesc
29 de novembro de 2021
Farmácia viva para os moradores de Porto União
30 de novembro de 2021

Câmara de Porto União tem Sessão Ordinária

Na noite de segunda-feira, 29, aconteceu mais uma Sessão da Câmara de Vereadores de Porto União, com a presidência do vereador Gildo Masselai.

Na pauta vários projetos e a tribuna livre com a presença do representante da Comunidade Ucraniana de Porto União e de União da Vitória, Vilson Kotwiski. Na sua palavra ele discorreu sobre uma situação histórica, não muito divulgada, mas que marca o passado do povo ucraniano: o Holodomor. O fato, na década de 30, aconteceu na antiga União Soviética, durante o governo de Joseph Stalin, quando milhões de ucranianos morreram de fome.

Kotwiski também falou sobre o trabalho da etnia desenvolvido nas cidades. O Kalena, um dos grupos de dança mais tradicionais na região, enaltece toda a cultura ucraniana e já tem programação para os próximos dias. “Faremos duas apresentações presenciais nesse ano, nos dias 11 e 12, voltando as atividades do grupo, de forma gratuita para a população poder prestigiar o retorno do Kalena”, destaca.

O grupo se apresenta no dia 11 de novembro, na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, e no dia 12 de novembro, na Estação União, no lado catarinense. A previsão é de que as apresentações iniciem às 18h30.

Durante a sessão vários projetos foram apresentados e discutidos. Dois deles, que estavam em segunda discussão foram aprovados e passam agora para a sanção do Prefeito Municipal.

O Projeto de Lei nº 032/21, de autoria da vereadora Mariane Caesar, que permaneceu em uma cadeira por 30 dias, sobre a proibição aos secretários municipais ou ocupantes de cargos equivalentes, de concorrerem aos cargos públicos ou serem nomeados como presidente e vice-presidente de conselhos municipais.

O outro projeto que vai para o executivo é de autoria do vereador Fernando Batista Alves, de nº 034/21, que institui a semana das profissões e orientação profissional nas escolas municipais.