Na noite de segunda-feira, 29, aconteceu mais uma Sessão da Câmara de Vereadores de Porto União, com a presidência do vereador Gildo Masselai.
Na pauta vários projetos e a tribuna livre com a presença do representante da Comunidade Ucraniana de Porto União e de União da Vitória, Vilson Kotwiski. Na sua palavra ele discorreu sobre uma situação histórica, não muito divulgada, mas que marca o passado do povo ucraniano: o Holodomor. O fato, na década de 30, aconteceu na antiga União Soviética, durante o governo de Joseph Stalin, quando milhões de ucranianos morreram de fome.
Kotwiski também falou sobre o trabalho da etnia desenvolvido nas cidades. O Kalena, um dos grupos de dança mais tradicionais na região, enaltece toda a cultura ucraniana e já tem programação para os próximos dias. “Faremos duas apresentações presenciais nesse ano, nos dias 11 e 12, voltando as atividades do grupo, de forma gratuita para a população poder prestigiar o retorno do Kalena”, destaca.
O grupo se apresenta no dia 11 de novembro, na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, e no dia 12 de novembro, na Estação União, no lado catarinense. A previsão é de que as apresentações iniciem às 18h30.
Durante a sessão vários projetos foram apresentados e discutidos. Dois deles, que estavam em segunda discussão foram aprovados e passam agora para a sanção do Prefeito Municipal.
O Projeto de Lei nº 032/21, de autoria da vereadora Mariane Caesar, que permaneceu em uma cadeira por 30 dias, sobre a proibição aos secretários municipais ou ocupantes de cargos equivalentes, de concorrerem aos cargos públicos ou serem nomeados como presidente e vice-presidente de conselhos municipais.
O outro projeto que vai para o executivo é de autoria do vereador Fernando Batista Alves, de nº 034/21, que institui a semana das profissões e orientação profissional nas escolas municipais.