“Ontem heróis hoje palhaços”, “Essa conta não é nossa”, “Queremos ser ouvidos, definir nosso futuro sem nos consultar é injusto”, foram algumas das frases levantadas por servidores públicos da saúde no final da tarde desta segunda-feira, 07, frente à Câmara Municipal de União da Vitória.
A manifestação refere-se ao Anteprojeto de lei municipal correspondente à emenda constitucional 103 de novembro de 2019 que altera o Sistema de Previdência Social.
A lei é federal, porem cada município se adéqua a sua realidade.
A proposta de Emenda seguirá para votação em Plenário da Câmara de Vereadores do Município de União da Vitória.
O projeto ainda não foi protocolado na casa de leis, segundo informações esse fato acontecerá durante esta semana. Possivelmente na próxima segunda-feira 14, a advogada que representa o grupo de servidores, Amanda Tonial, fará uso da tribuna para colocar as reivindicações aos legisladores.
Conforme os servidores, é preciso adequar a transição das regras deste projeto de lei apresentado pela prefeitura, como explica a advogada no áudio acima.
Durante o ato, várias pessoas fizeram uso da palavra, inclusive alguns vereadores que se comprometeram a avaliar com muita atenção o projeto, assim que der entrada na casa.
Embora a manifestação tenha sido organizada por servidores públicos do setor da saúde, a movimentação teve apoio de outros setores como o da educação, representado pelo presidente do sindicado Márcio Utzig.