A Defesa Civil Regional de Canoinhas presta atendimento em Mafra (SC), nesta sexta-feira, 18, às mais de 500 famílias afetadas pelo temporal acompanhado de granizo que ocorreu na quinta-feira.
“Devido a quantidade de granizo, com alto potencial de destruição, já foram feitos 500 cadastros de famílias até o momento e ontem, logo após o sinistro, começaram a ser distribuídas lonas para cobertura das residências”, disse o coordenador regional da Defesa Civil, Clodoaldo Santos. Por meio desses cadastros as famílias receberão telhas de fibrocimento para auxiliar na reconstrução das casas atingidas.
“Estamos fazendo o papel da Defesa Civil, que é proporcionar esse apoio para que a população tenha um retorno digno aos seus lares”, finaliza Santos.
Segundo informações algumas cidades nas próximas também foram afetadas como Itaiópolis, também no planalto norte catarinense e Rio Negro (PR).
Matos Costa
Outra região afetada com as chuvas de ontem foi a divisa de Matos Costa (SC) com General Carneiro (PR). Além de lavouras que ficaram bastante danificadas, houve o registro de acumulo de granizo na estrada da Paca, SC-462.
Nesta manhã as condições de trafegabilidade estavam bastante prejudicadas, pois o gelo derreteu, formando vários pontos de barro nesta estrada, que já está bastante precária.
A responsabilidade desse trecho, de aproximadamente 17 quilômetros, é do Deinfra. A pavimentação da estrada já está no planejamento do governo do estado, foi anunciada em novembro do ano passado, pelo Governador Carlos Moisés.