Inaugura Farmácia Municipal Silvano Surmacz em São Cristóvão

“Preso foragido já estava em condições de entrar em liberdade”
18 de fevereiro de 2022
Homem é agredido com golpes de facão no bairro Bela Vista
19 de fevereiro de 2022
“Preso foragido já estava em condições de entrar em liberdade”
18 de fevereiro de 2022
Homem é agredido com golpes de facão no bairro Bela Vista
19 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Inaugura Farmácia Municipal Silvano Surmacz em São Cristóvão

Para atender a uma demanda antiga dos munícipes de União da Vitória, inaugurou no final da tarde de sexta-feira, 18, a Farmácia Municipal Silvano Surmacz no distrito de São Cristóvão.

A ampla e otimizada instalação, pretende atender cerca de 30% do público que utiliza a farmácia municipal do centro (atendimento médio da farmácia municipal central é de 450 a 600 pessoas por dia).

Todos os tipos de dispensação e entrega de medicamentos, como o Programa Paraná Sem dor, Tuberculose, Toxoplasmose e demais programas existentes na Farmácia Municipal, serão contemplados igualmente na nova farmácia.

Para a farmacêutica Vanessa Bostelmann, uma das idealizadoras do projeto, a instalação da farmácia em São Cristóvão irá beneficiar muitas pessoas, “A farmácia representa um grande avanço no que diz respeito à assistência farmacêutica, ponta importante do Sistema Único de Saúde – SUS. Quanto mais locais para que as pessoas consigam retirar seus medicamentos, melhor, desta forma evita-se filas e espera. Além de economizar tempo e custos ao munícipe que não precisará ir até o centro para buscar sua medicação”, explica.

Homenagem ao homem que trazia a cura espiritual

 

O nome da farmácia é uma homenagem ao Padre Silvano Surmacz, falecido vítima da Covid-19 no dia 24 de março de 2021. Esta é a segunda homenagem póstuma que o padre recebe. A primeira aconteceu em São Mateus do Sul, em abril de 2021, onde seu nome ficou marcado na rua do Mathe, que hoje é conhecida como Rua do Mathe Padre Silvano Surmacz.

O prefeito Bachir Abbas explicou o motivo da homenagem, “O Padre Silvano sempre levava uma palavra de conforto a todos nós em todos os momentos. Nada melhor para homenageá-lo do que colocar o seu nome de uma farmácia que traz a cura da saúde, porque o padre Silvano trazia cura espiritual para todos nós. O homem nada mais é do que o legado que deixa,” disse Bachir.

Para receber a homenagem esteve presente o irmão do padre, senhor Jorge Surmacz, que recebeu uma placa com uma mensagem de agradecimento.

Presenças:

Além do prefeito Bachir Abbas, esteve presente o secretário de Saúde Fernando Ferencz, as farmacêuticas Vanessa Bostelmann e Ana Laura Nakalski e os vereadores Valdecir Ratko, Anderson Cardoso, Waldir Cortellini, André Henik e Ednilson de Godoy.

Onde fica a farmácia?

 

A farmácia está situada na Rua João Ricardo Kirke, 58 no bairro Nossa Senhora da Salete no distrito de São Cristóvão, o atendimento acontece das 12 horas até 18 horas de segunda a sexta-feira.