Grupo Renascer presta homenagem para membros

Loja é arrombada no centro de União da Vitória
22 de fevereiro de 2022
Solenidade marca instalação e posse da Procuradoria da Mulher
23 de fevereiro de 2022

Grupo Renascer presta homenagem para membros

“O sucesso não está em parar de beber, mas sim em não voltar a beber”, afirma A., integrante do grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A.) Renascer, de União da Vitória. Assim como ele, a cada dia mais pessoas encontram uma oportunidade para reaprender a andar na contramão do alcoolismo.

Na noite de domingo, 20, o encontro semanal do grupo foi festivo com a presença de familiares e amigos dos membros. Dois momentos importantes marcaram a noite. A entrega da ficha azul e branca que simboliza os 30 anos longe do álcool para um deles e o ingresso de um novo integrante, que recebeu a ficha amarela.

Os dois momentos são importantes. A ficha amarela, representa o primeiro passo, significa o momento que vai definir uma nova oportunidade para aquela pessoa que já não sabe mais para onde seguir. “A minha vida era do trabalho direto para o bar, quando não estava trabalhando eu sempre arrumava uma desculpa para beber e bebia muito, não tinha controle, já estava levando minha mulher para o mesmo caminho”, explica R., um dos integrantes do grupo. “Até que um dia cheguei em casa, bêbado, e estava realmente no fundo do poço, senti uma luz muito forte, algo superior, e na hora me veio a mente meu grande amigo, meu padrinho de A.A., A.. Graças a ajuda dele estou aqui disposto a mudar”, desabafa.

As histórias são muitas, mas todas têm pelo menos dois pontos em comum: o fundo do poço e a luz, interpretada como um chamado para recomeçar. E esse recomeço acontece todos os dias, a cada 24 horas de abstinência, um dia de cada vez. Foi assim que J. M. atingiu seus mais 10.950 dias sem álcool, os 30 anos. Além de Deus, J. M., cita com convicção a compreensão e o apoio da família na sua caminhada. “Meus filhos e netos estão aqui hoje, graças a Deus nenhum deles tem alcoolismo, mas se um dia eles caírem, quero estar junto para levantar”, diz emocionado.

As reuniões dos grupos de A.A. acontecem no mundo inteiro e tem o único objetivo compartilhar suas experiências, forças e esperanças, uns com os outros, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Para ser membro de A.A. o único requisito é o desejo de parar de beber.

Em União da Vitória são dois grupos formalizados um na área central e um no bairro São Joaquim. Em Porto União, os encontros acontecem na área central.

 

 

50 anos

No dia 26 de fevereiro, às 19h, um encontro festivo marca os 50 anos do A.A. em União da Vitória, com o seu primeiro Grupo Excelsior. “Imagina quantas famílias já foram salvas e estão vivendo bem graças a esse grupo”, destaca A.

 

 

Saiba onde e quando os grupos se encontram:

Grupo Excelsior

Pavilhão da Igreja Catedral em União da Vitória.

Reuniões ocorrem nas terças-feiras sábados das 20h às 22h;

 

Grupo Renascer

R. Francisco Fernandes Luís, 523 – anexo a Igreja São Joaquim, em União da Vitória.

Reuniões ocorrem nas quartas-feiras das 20h às 22h e aos domingos das 18h30 às 20h30.

 

Grupo Porto União

R. José Boiteux, 11 – Anexo a Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União.

Reuniões ocorrem nas quintas-feiras das 20h às 22h.

 

*Os nomes foram abreviados por orientação das normativas do A.A.