Projeto Social de Jiu-jitsu movimenta Porto União

Homem é rendido na BR-153 e indivíduos roubam Amarok
25 de fevereiro de 2022
Caminhonete capota na BR-153 Próximo a General Carneiro
25 de fevereiro de 2022

Projeto Social de Jiu-jitsu movimenta Porto União

Crianças e adolescentes de Porto União têm a oportunidade de participar de um projeto social: Nova Geração Jiu-jitsu. O professor Cleison Fagundes de Moraes é quem coordena os trabalhos na comunidade e oferece os treinamentos da arte marcial de forma gratuita.

Hoje o projeto está centralizado no Centro Comunitário do bairro São Pedro, mas ele começou na garagem da casa de Cleison. “O espaço era pequeno, tinha só 12 placas de tatame, estava bem apertado para as crianças treinarem e aí conseguimos esse espaço maior aqui no bairro”, explica.

Ele fala que a evolução dos alunos é constante. “Eles prestam atenção nos ensinamentos, criam uma amizade, tem uma harmonia muito boa entre eles”, diz. O projeto atende hoje 25 crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 16 anos, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 18h às 19h.

Os pais também estão sempre presentes, acompanhando algumas aulas e auxiliando quando necessário, já que o projeto não possui ainda nenhum apoio financeiro eles se viram como podem. “Seria muito importante se tivéssemos algum apoio, quem quiser pode nos procurar para ajudar da forma que puder, com material ou apadrinhando uma das crianças”, diz.

Já nos próximos dias o professor vai levar dois alunos para participar de uma competição em São Paulo, além do desafio eles vão ganhar experiência, conhecer outras pessoas, a estrutura do esporte e aprender mais. “Muitos estão aqui porque tem o sonho de se tornar um profissional no jiu-jitsu, mas sabemos que nem todos chegam lá, mas certamente irão aprender muitas coisas positivas nessa caminhada como respeito, amizade, educação, valores importantes para a formação de um cidadão”, finaliza.