13º do INSS adiantado, saque do FGTS, aumento para empréstimo consignado

Mutirão de atendimento jurídico a mulheres acontece nesta sexta-feira
18 de março de 2022
Semeadoras do Contestado ganham espaço para vender seus produtos
19 de março de 2022

13º do INSS adiantado, saque do FGTS, aumento para empréstimo consignado

O INSS começa a adiantar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas no dia 25 de abril. A segunda parcela está prevista para ser paga a partir de maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo federal. A antecipação do décimo terceiro vai injetar na economia R$ 56,7 bilhões. Todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade tem direito ao benefício.

O pacote econômico anunciado pelo governo inclui também o saque de até mil reais no FGTS. O Ministério do Trabalho e Previdência estima que a medida atenda 40 milhões de pessoas. O valor movimentado pode chegar a R$ 30 bilhões se todos os trabalhadores aptos retirarem o valor. Este saque vai estar disponível a partir de 20 de abril.

Também está previsto o aumento de margem para empréstimo consignado. Atualmente é possível comprometer até 35% do salário e essa margem vai passar a 40%. Pelo novo pacote, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada ou que fazem parte do programa Auxílio Brasil também podem fazer empréstimos consignados. A medida afeta 52 milhões de pessoas o que possibilita uma movimentação de 77 bilhões em empréstimos consignados.

O governo federal ainda deve lançar um programa de simplificação de microcrédito digital para empresas que faturam anualmente até 360 mil reais e outro para aumentar o poder de compra entre pessoas de baixa renda.