União da Vitória instala postos de controle de vetor da doença de Chagas

Três pessoas morrem em acidente entre carro e caminhão na BR-280
24 de março de 2022
Residência é parcialmente destruída por incêndio nesta madrugada
25 de março de 2022

União da Vitória instala postos de controle de vetor da doença de Chagas

A Vigilância Ambiental de União da Vitória fez durante o mês de março a instalação de diversos Pontos de Informação de Triatomineos – PIT no interior de União da Vitória, nas localidades de Rio dos Banhados, São Domingos e Rio Vermelho.

Esses postos foram instalados em locais chave, onde a comunidade poderá fazer a entrega de insetos Barbeiro, transmissor da doença de Chagas, para que seja analisado e assim fazer o controle desses insetos no município.

Junto com a instalação do PIT, foram disponibilizados nesses locais, material educativo, material acondicionamento do inseto e informações de comunicação direta com a Vigilância Ambiental, para que o material seja coletado e levado ao laboratório de referência para ser identificado. Após a coleta do inseto, é iniciada uma ação de busca ativa no local e realizado o controle químico e biológico na área onde o inseto foi encontrado e nas suas proximidades.

A diretora da Vigilância do Município, Márcia Regina Fernandes Tomaszewski, explicou que existe sim a presença de Barbeiro em várias localidades do município, mas que o inseto por si só não faz a transmissão da doença. “É importante salientar que o Barbeiro precisa estar infectado pelo parasita Trypanosoma cruzi para ser transmissor da doença de Chagas”, afirmou ela.

“Em janeiro já tivemos a confirmação de um inseto Barbeiro infectado pelo parasita causador da doença de Chagas, por isso pedimos que as pessoas que encontrarem um inseto suspeito façam a coleta e levem até os Postos de Informação para que possamos fazer esse controle”, finalizou Marcia.

Locais onde foram instalados os PIT´s

Rio dos Banhados – Pesque Pague Iguaçu

São Domingos – Mercearia A.A. Correia

Rio Vermelho – Escola Municipal Interventor Manoel Ribas e Grilo Chácara Parque.

Fonte: Prefeitura de União da Vitória