General Carneiro é considerado como município infestado pela dengue

Corpo encontrado no Rio Iguaçu ainda não foi identificado
6 de abril de 2022
Homem é pego roubando no mesmo dia em dois mercados diferentes
7 de abril de 2022

General Carneiro é considerado como município infestado pela dengue

O boletim semanal da dengue publicado na terça-feira 05, registra mais 3.725 casos da doença no Paraná, um aumento de 47% em relação aos números do informe anterior, de 29 de março. O boletim traz mais de 52 mil notificações, com 11.678 confirmações verificadas no atual período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022.

 

Dos 353 municípios que registraram notificações de dengue, 258 confirmaram a doença. Destes, 26 confirmaram seus primeiros casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes. Nesta semana, não houve registro de óbito.

 

Em General Carneiro, segundo informações da 6º Regional de Saúde, já foram confirmados cinco casos, destes, quatro autóctones. Ainda existem dois casos suspeitos sendo investigados. O município já é considerado infestado. Ainda não é considerado surto devido ao tempo dos casos. Na quarta-feira, 06, equipes da vigilância sanitária realizaram bloqueio com nebulizador UBV costal (fumacê) na área dos residentes dos casos.

 

CAMPANHA – O Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e a Secretaria de Estado da Saúde também estão juntos na segunda edição da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. O intuito é conscientizar a população em uma força-tarefa contra o Aedes aegypti, transmissor da doença.

Uma das estratégias dessa parceria foi a criação de um aplicativo, em 2021, que pontua as várias ações realizadas nos municípios. Uma espécie de “jogo do bem”, em que os participantes, equipes, instituições de ensino e municípios que obtiverem a maior pontuação por eliminação do mosquito e criadouros serão premiados após o término da campanha. A iniciativa vai até 30 de abril.