Bombeiros são homenageados em Sessão Solene

Taxista tem veículo roubado e PM recupera próximo ao portal de União da Vitória
19 de abril de 2022
Vereadores reprovam por unanimidade em primeira votação reforma da previdência
19 de abril de 2022

Bombeiros são homenageados em Sessão Solene

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Porto União foi homenageada na noite de segunda-feira, 18, após a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Porto União. O motivo foi a entrega da Moção de Aplausos ao binômio da corporação, Cabo David Canever e a cadela Léia.

A honraria foi uma proposição das vereadoras Eliane Aparecida dos Santos e Vanessa Witiuk, como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados pelo binômio nas buscas por desaparecidos em Petrópolis (RJ), em fevereiro, após o deslizamento de morros em área urbana, que vitimou 233 pessoas. Uma equipe catarinense foi designada para a missão e, como o binômio de Porto União, integra a equipe de buscas do estado, foi deslocado também para atendimento. A equipe resgatou vários corpos em meio aos destroços, graças ao trabalho técnico de treinamento intenso que são oferecidos aos bombeiros.

Estiveram presentes, além de familiares do militar homenageado, bombeiros militares e comunitários. Para a mãe do Cabo, Ceila Aparecida Canever, é um orgulho ter militares na família. “Eu me orgulho muito da minha família. Nenhum pai e nenhuma mãe imagina como é ficar em casa vendo um filho na situação que o David esteve, quando eles estão de serviço, a gente fica com os nervos a flor da pele. Sempre ensinei que fizessem o bem e cuidassem das pessoas e é isso que eles fazem”, afirma Ceila. A angústia e o orgulho vêm de anos, com seu esposo, Sargento Gilmar Canever, hoje na reserva, mas que atuou na equipe de salvamento aquático. Seu outro filho, Anthony, também está no caminho, hoje ele é Bombeiro Comunitário em Porto União, e a filha Eloá, de 11 anos, já disse que vai seguir a carreira militar.

Para o comandante da companhia, Capitão Marcos Colla, a homenagem parece ser algo simples, mas a representatividade dela é muito maior. “Um simples diploma, que está carregado de muito treinamento, de suor e dedicação do Cabo Canever, que aceitou o desafio de assumir a função de cinotécnico, fez os cursos e treinamentos para receber o cão e começar a treiná-lo, isso desde 2019, quando Léia chegou ainda filhote”, diz o Capitão Colla.

Uma das vereadoras proponentes da moção, Eliane, disse que tem acompanhado desde o começo a chegada da Léia na corporação e que vê a dedicação do Cabo Canever em todos os momentos. “A gente fica satisfeito em saber que temos uma corporação tão bem treinada, tão dedicada. Vi por todos esses anos o trabalho do pessoal mais antigo e agora com o pessoal novo é realmente um orgulho. Tem uma frase que representa muito o dia a dia dos bombeiros: vocês são escolhidos por Deus e o trabalho de vocês guiados por anjos”, fala a vereadora, que é esposa do capitão Colla.

Durante a Sessão Solene, Cabo Canever recebeu oficialmente das mãos do Capitão Colla e do Sargento Marcelo Ritzmann o diploma e a “Comenda Avante Bombeiro” , medalha de bravura entregue pelo comandado dos bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho dos militares na operação de busca.

Bastante emocionado, após relembrar os momentos de angústia que passaram durante uma semana na tragédia na cidade fluminense, Cabo Canever agradeceu. “É uma honra representar Porto União em uma atividade fora do comum, pois trata-se de uma atividade muito técnica, demanda de um grande treinamento, horas de serviço para conseguir o que almejamos. E a mensagem que eu deixo é que todos devemos fazer um pouco todos os dias, nos dedicarmos cada vez mais para que, por mais que achemos que o objetivo está longe, lá na frente vamos ter a certeza de que valeu a pena”, conta.

 

 

Leia mais:

Conheça um pouco da história sobre o binômio Cabo Canever e cadela Léia.

10ª Sessão Ordinária

Na sessão, presidida pelo vereador Paulo Kovalski, foram vários projetos discutidos. Um deles, aprovado em 2ª discussão e que vai agora para a sanção do Prefeito Eliseu Mibach é o Projeto de Lei nº 008/2022, de autoria do Vereador Neilor Grabovski, que Declara de Utilidade Pública a Associação de Pais e Amigos do Basquete de Porto União – APAB. Com isso, segundo o Vereador, ficará mais fácil angariar recursos para a associação em outras esferas, a fim de oferecer para crianças e jovens a oportunidade de praticar a modalidade no município. Além disso, com isso, será mais fácil a participação da equipe local em competições estaduais e nacionais.

Outro projeto, bastante discutido e que passa para mais uma Comissão é o convênio entre a Prefeitura e órgãos de trânsito. O Projeto é o de n°012/2021, que autoriza o Executivo a firmar convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – DETRAN/SC e a Polícia Militar de Santa Catarina, para delegação de competências firmadas na Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro.

Outros projetos seguem para votação nas comissões e terão encaminhamento nas próximas sessões. Indicações também foram feitas pelos vereadores, as quais serão encaminhadas para o Executivo Municipal.