Julieta Moecke recebe homenagens pelo seu centenário

Motorista embriagado cai com o carro em valeta no bairro Bela Vista
9 de maio de 2022
Grave acidente na PR-170 faz uma vítima fatal
9 de maio de 2022

Julieta Moecke recebe homenagens pelo seu centenário

O Distrito de São Cristóvão em União da Vitória foi homenageado na tarde de sábado, 07, com a comemoração do aniversário de 100 anos de Julieta Moecke. O momento festivo aconteceu na antiga casa da família, na Avenida Paula Freitas, com a presença de familiares, amigos e convidados.

A professora Julieta recebeu homenagens do Legislativo de União da Vitória e de Cruz Machado. A Moção de Aplausos de União da Vitória, uma proposição do Vereador Alex Anastácio, foi entregue durante o encontro festivo de sábado.

Para o vereador ela representa uma figura importante para o crescimento da região. “Ela faz a diferença em União da Vitória. O mais importante é valorizar as pessoas em vida,  que fizeram história, para que nós possamos seguir o exemplo da Dona Julieta”, destaca.

Ela, que é uma das pioneiras da região, foi professora em escolas de Cruz Machado, em União da Vitória e, por muitos anos, no Colégio São Cristóvão até sua aposentadoria.

Histórico da Moção de Aplausos nº 20/2022

“Um Voto de Aplausos para a Sra. Julieta Moecke, pela passagem do seu aniversário, Brasileira nasceu no Município de Cruz Machado, no Estado do Paraná, que se realizará no próximo dia 07 de maio de 1922. Veio a este mundo como filha de Fredolino Dullius e Teolinda Rochemback. No dia 07 deste mês de maio deste ano de 2022 completará 100 anos.

Julieta Moecke, mulher forte, corajosa, determinada. Viveu e vive sua vida pautada em princípios e valores morais como; verdade, honestidade, justiça, amor à vida, à família e ao meio ambiente. Ainda menina, a vida foi-lhe muito dura, perdendo o pai e sendo obrigada aos sete anos morar com estranhos para estudar e trabalhar. Sonhava ser professora e conseguiu realizar em 1942 aos 20 anos no Município de Sant’ Ana, Cruza Machado. Casou-se com Hebert Hans Moecke em 08/01/1944.

Depois, em escola feita pela própria comunidade em Linha Independência no mesmo município. Trabalhava com muito carinho, seriedade e criatividade, pois os poucos recursos de época exigiam que se fizesse com pouco as festas, reuniões e mesmo as aulas onde tudo era escasso: giz, cadernos lápis. Ia para a escola a cavalo (Zaino), sabia a hora certinha para alertar com um relincho a hora de ir embora.

Tiveram três filhos: Osvaldo, Roberto e Ruth. Viveram com sua família com todas as vicissitudes de uma vida no interior, mas sempre voltada para proporcionar educação e vida melhor para seus filhos, resolveram mudar para União da Vitória, bairro São Cristóvão onde reside até hoje.

Construíram um lar e continuou a sua obra educacional até se aposentar em 1996 no Colégio São Cristóvão, onde foi uma das professoras pioneiras. Sempre participando da vida da comunidade e na escola. Formou pequenos corais, ensinava xadrez, sempre plantou flores até em vias públicas, onde foi condecorada com um diploma e nome da principal Alameda onde mora “Alameda Julieta Moecke”. Na Igreja Nossa Senhora da Salete participava ativamente nas festas paroquiais e recebeu a medalha de Filha de Maria. Educa seus filhos e a todos pelo exemplo.

Próximo dos 100 anos ainda é reconhecida pelo trabalho, dedicação e amor, especialmente pela natureza. Até hoje as flores multicoloridas fazem parte do seu lar onde planta e colhe frutas, verduras, cereais, legumes, tudo sem agrotóxicos. Esta Casa de Leis Parabeniza a Sr. Julieta pelos seus 100 anos no dia 07 de maio de 2022. “