Professor Edson Aires da Silva recebe hoje cidadania honorária de Porto União

União da Vitória terá passeata em alusão ao dia 18 de maio
12 de maio de 2022
União Alimenta já entregou 3.300 refeições em União da Vitória neste ano
13 de maio de 2022

Professor Edson Aires da Silva recebe hoje cidadania honorária de Porto União

O reitor do Centro Universitário Vale do Iguaçu de União da Vitória, professor Edson Aires da Silva, recebe nesta quinta-feira,12, em Sessão Solene da Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário do Município de Porto União, por sua contribuição ao fomento educacional e desenvolvimento econômico-social do Planalto Norte Catarinense.

A cerimônia acontece às19h30 no Auditório do Edifício CTU da Instituição.

 

A trajetória profissional de Edson Aires da Silva começou em 1982, no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), sendo graduado em Geografia e em Administração, com mestrado na área de gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor por amor e gestor por competência, foi um dos responsáveis pela implementação da Uniguaçu nas cidades irmãs do vale do Iguaçu.

Atualmente é membro da comissão de avaliação do Ministério da Educação, professor universitário, Reitor do Centro Universitário Vale do Iguaçu e da Campo Real, Superintendente das Coligadas UniBrasil, que compreendem os municípios de Guarapuava, União da Vitória, Pitanga e Ivaiporã, além do colégio Panamericano, que juntos somam mais de 15 mil acadêmicos.

Em reconhecimento à sua dedicação ao ensino superior, o professor Edson foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de União da Vitória em 2017 e da cidade de Guarapuava, em 2018. Nesta quinta-feira, junto a ele, o Deputado Estadual de Santa Catarina, Vicente Augusto Caropreso também será homenageado com a outorga da cidadania honorária porto-unionense.

Biografia Professor Edson Aires da Silva

 

O professor Edson Aires da Silva é nascido em Manoel Ribas, município da região central do Paraná, antigamente pertencente ao município de Pitanga. É professor de formação, graduado em Geografia e em Administração, com mestrado na área de Gestão pela UFSC. Atualmente professor universitário, Reitor da Campo Real de Guarapuava, Reitor da Uniguaçu e Superintendente das Coligadas UniBrasil, compreendendo Campo Real, Uniguaçu, UCP de Pitanga e Univale Ivaiporã, além do colégio Panamericano que juntas somam mais de 15.000 acadêmicos. Iniciou sua trajetória profissional no ano de 1982, no “Instituto Ambiental do Paraná-IAP”, onde procurou manter suas raízes atuando em diversas cidades da região, principalmente em Umuarama e Ivaiporã, até o ano de 1996. Contudo, desde 1989 já lecionava em cursos pré-vestibular (Colégio Positivo) e na Univale, faculdade situada em Ivaiporã, onde, posteriormente assumiu a Direção Geral da Instituição.

No ano de 2001, foi convidado para participar da implantação da Uniguaçu, em União da Vitória. Em um primeiro momento assumiu a Coordenação do Curso de Administração. Em setembro de 2001 tornou-se Diretor Geral, cargo que ocupou até o ano de 2015. No decorrer desses quinze anos o crescimento da Instituição, através da gestão do professor Edson, fez com que a cidade de União da Vitória passasse a ser reconhecida no cenário Estadual e Nacional pelos altos índices alcançados pelo Ministério da Educação, bem como forte impacto no crescimento econômico-social da região, já que a Uniguaçu se transformou em centro de referência em Ensino Superior, modificando não somente a vida dos seus estudantes, mas também de toda a comunidade de União da Vitória e região.

O professor Edson, como gestor, sempre trabalhou no desenvolvimento de projetos e políticas educacionais focados na formação de profissionais com capacidade modificadora da sociedade, pensando nisso, com muito esforço e dedicação que em 2002 a Uniguaçu iniciou suas aulas com dois cursos autorizados pelo MEC: Administração e Sistemas de Informação, totalizando 575 alunos.

Com ideias e pensamentos visionários, a Uniguaçu começou, aos poucos a ampliar o rol de seus cursos potencializando, principalmente, o sonho das pessoas da região de Porto União da Vitória, Sul do PR e planalto norte catarinense em poderem cursar uma faculdade de excelência e próximo de casa. Foi pensando nisso, que os dezenove cursos da Instituição foram implantados em menos de quinze anos, consolidando o sonho de cada estudante, pai e familiar. Hoje, a Uniguaçu conta com mais de 4.000 alunos de graduação e com mais de 7.000 alunos formados e efetivados no mercado de trabalho.

Uma gestão responsável e visionária são as principais características do professor Edson, o que ajudou a fortalecer e economia de Porto União e União da Vitória, com a implantação da Uniguaçu, que ficou conhecida por muitos como a indústria sem chaminés, produtora de conhecimento e sujeitos socialmente responsáveis.

Mas os trabalhos deste visionário não param somente por esta região, durante o ano de 2006, dentro no Grupo das Coligadas UniBrasil, implantou e dirigiu a Unisulma, Faculdade localizada na cidade de imperatriz, no Maranhão. Em novembro de 2009, com a aquisição, pelo grupo, de mais uma instituição, passou a Dirigir a Faculdade Campo Real em Guarapuava, que em 2018 se transformou em Centro Universitário, ocupando atualmente o cargo de Reitor. A faculdade Campo Real, antes da gestão do professor Edson, contava com aproximadamente 1050 alunos. Hoje possui mais de 4000, distribuídos em 20 cursos de graduação.

Além de todas essas grandes conquistas, no ano de 2016, a Campo Real começou a implantação do curso de Medicina, um grande desejo de todos os guarapuavamos, bem como de toda região. O curso foi autorizado e implantado, iniciando as aulas em 2018, atualmente com 250 alunos, já vem mudando a realidade da região com grandes avanços na saúde e na questão social.

Outro marco importante foi a transformação da Uniguaçu em Centro Universitário, em março de 2019 o que deu agilidade as ações da Instituição, como um trabalho ainda mais intenso na extensão, junto à comunidade e a criação de novos cursos como: Engenharia de software, Ciências Contábeis e Odontologia.

Atualmente é membro da comissão de avaliação do Ministério da Educação.

Em reconhecimento ao seu empenho o Prof Edson Aires foi agraciado com o Título de cidadão honorário de união da vitória em 2017 e também na cidade de Guarapuava em 2018.

Pouco antes da pandemia liderou a aquisição da Univale e do colégio panamenricano em Ivaiporã, sua terra natal por adoção, as quais vieram se somar a sua gestão como superintendente do grupo UB Educacional.

Ajudar a fortalecer a economia local, ampliando o desenvolvimento regional por meio do aprimoramento do sonho de cada estudante sempre foi o objetivo do professor Edson Aires, por isso sempre aprimorou os processos de gestão de todas as instituições que geriu. Isso pode ser comprovado pelos índices alcançados pela Uniguaçu, Campo Real, UCP e Univale nas avaliações do MEC, o que tem garantido um grande retorno à sociedade, principalmente com programas como o PROUNI e FIES, além de tantos outros incentivos que são destinados aos acadêmicos, o que dá condições para que a entrada e permanência do aluno na Instituição, hoje 75% dos acadêmicos da Uniguaçu tem algum tipo de bolsa ou benefício para garantir sua permanência até a conclusão do curso.

Outro fator extremamente relevante é a preocupação com a injeção de recursos na economia da região de União e Porto União, já que a Uniguaçu representa, hoje, a maior folha de pagamento de empresas privadas de União da Vitória, com 300 empregos diretos e mais uma centena de empregos indiretos. Desde 2001, isso tem ajudado a modificar a realidade de muitos, principalmente ao entorno da Instituição.

Tudo isso representa a construção de histórias, por meio de cada sonho dos mais de 20.000 acadêmicos que fazem parte do grande modelo de gestão dirigido pelo incansável professor Edson Aires da Silva, que a cada dia contribui para a transformação social, com o fortalecimento da educação e, por consequência, da própria comunidade devolvendo a ela a possibilidade de se transformar sempre.