Professor Edson Aires e Deputado Vicente Caropreso recebem honrarias

Polícia Civil elucida homicídio e suspeito é preso em Foz do Iguaçu
14 de maio de 2022
Cerco de Jericó tem início na Catedral de União da Vitória
16 de maio de 2022

Professor Edson Aires e Deputado Vicente Caropreso recebem honrarias

Reconhecimento. Esta é a palavra que define a noite de quinta-feira, 12, nas Gêmeas do Iguaçu. A Câmara de Vereadores de Porto União entregou o título de Cidadão Honorário para duas pessoas que agora entram oficialmente para a história do município: o reitor da Uniguaçu professor Edson Aires da Silva e o deputado estadual Vicente Augusto Caropreso. A cerimônia aconteceu no auditório da Uniguaçu e reuniu autoridades, familiares dos homenageados, convidados e colaboradores da Uniguaçu.

O Decreto Legislativo nº 728/2022 de autoria de todos os vereadores concedeu o título ao deputado estadual Dr. Vicente Caropreso e o Decreto Legislativo nº 700/2020, de autoria do vereador Luiz Alberto Pasqualin e do ex-vereador Sandro Calikoski, concedeu o título ao Reitor da Uniguaçu, Professor Edson Aires da Silva.

A cerimônia foi organizada pela Câmara já que se trata de uma Sessão Solene, com todos os ritos referente ao Regimento Interno legislativo foi conduzida pelo vereador Paulo Kowalski com a presença dos vereadores de Porto União.

As biografias dos homenageados foram lidas e na sequência foram entregues as placas que simbolizam a homenagem documentada.

O professor Edson Aires, natural de Manoel Ribas (PR), apresentou um discurso bastante emotivo. Ele enfatizou que leva o nome da honraria, mas que ela é baseada em toda a história da fundação e crescimento da Uniguaçu na região. O professor já tem o mesmo título de União da Vitória, representando um compromisso ainda maior com a região. “A expectativa sempre foi de uma tentativa de se introduzir uma instituição de ensino que iria mudar a realidade e mudou, transformou toda a região”, enfatiza o professor Edson.

Retratando ainda a realidade da população, o professor Edson falou sobre a importância de acreditar no futuro. “O meu neto é o herdeiro dos meus sonhos, de uma esperança de um mundo melhor. Não estamos conseguindo transformar o país. Esse é um sonho que eu particularmente talvez não possa ver, mas espero que meu neto pense assim, pois sei que meu filho já pensa assim”, disse. “Eu penso nele, mas consigo retratar ele na vida das outras pessoas, a gente vê nas formaturas. Os filhos indo abraçar os pais, os avós, chorando emocionados é algo transformador”, confirmou.

Também homenageado, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, natural de Blumenau (SC), que trouxe para Porto União mais de dez milhões de reais em emendas parlamentares, destacou a importância da política nos relacionamentos. “Saber construir é a maior grandeza que pode ter dentro de um ente político, não é fácil conviver com as adversidades. O dia nasce para você com um céu de brigadeiro e termina muitas vezes com um céu bem pesado e com isso você aprende a conviver com as dificuldades, a tomar as decisões”, disse.

Uma curiosidade que o deputado contou que tem ligação com a população local é de que seu pai, formado em Engenharia Civil, em 1943, teve seu primeiro trabalho na região, calculando a vazão do Rio Iguaçu, morando por um período em uma casa flutuante em Porto Amazonas.

Além dos homenageados, a cerimônia contou com os pronunciamentos do vereador Luiz Alberto Pasqualin e do ex-vereador Sandro Calikoski, além do Prefeitos de Porto União, Eliseu Mibach, e de União da Vitória, Bachir Abbas.

Após o encerramento da sessão solene, os convidados foram recepcionados com um coquetel.